top of page

Início

Uma iniciativa de jovens profissionais e estudantes

A AEC-TEA é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 21 de julho de 1999 por um grupo de jovens profissionais e estudantes da cidade de Capim Grosso, Bahia. Nos primeiros anos após sua fundação a entidade investiu em trabalho de base com um grupo de voluntários locais, realizando uma mobilização entre as escolas e órgãos públicos para criação de um conselho apto a dar início às movimentações culturais na sede.

Desenvolvimento

O impacto do trabalho voluntário e intercâmbio internacional

De 2002 a 2008 a entidade focou suas atividades na área educacional de incentivo e apoio a atividades sócio-educativas, com a realização de programas de rádio comunitário, palestras e projetos aplicados em pré-escolas do município. No decorrer destes anos foram desenvolvidas ações voltadas à formação e educação social dos indivíduos. Deu início há algumas atividades culturais como: o Cinema das Mangueiras, o projeto MBB (Música Bacana Brasileira) e artesanato. Em 2009 a entidade foi contemplada com o edital “Pontos de Cultura” e ampliou a oferta cultural iniciando os cursos de fotografia e teatro. Em 2010, para a fortificação do cinema das mangueiras, a entidade foi selecionada e aplicou o projeto Cine Mais Cultura. No mesmo ano, realizou a 1ª Feira Cultural patrocinada pelas ações do Banco do Nordeste. Em 2011, a partir do edital Demanda Espontânea do FCBA, ganhou a oportunidade de publicar o Livro Fotográfico "Capim Grosso" composto das fotografias dos educandos/as do curso. Em 2012 foi contemplado no edital “Jovens Multiplicadores de Cultura” com um projeto que focou a fomentação de ações musicais com o projeto Música Bacana Brasileira e Samba de Roda e Piegas. Ainda em 2012, escreveu para o Edital de Ações Continuadas, do FCBA, estando hoje trabalhando também com percussão Nordestina, Fotografia e Saraus. Além de ter conseguido realizar, por apoio da comunidade artística regional e da própria CESE a 3ª edição da Feira Cultural.

​

Atualmente

Uma ação permanente de desenvolvimento cultural

Atualmente a entidade vem ampliando e dinamizando as atividades existentes, atuando nas áreas de formação cultural e social da juventude capimgrossense, que estejam ou não em situação de risco, mas que tenham afinidades artísticas e necessitem de um direcionamento da sua formação enquanto indivíduo. Com abordagem no direito a diversidade humana, seja de gênero, raça ou etnia. Os trabalhos culturais executados hoje na instituição direcionados para a crítica a essas situações de diversidade bem como as desigualdades sociais, empoderando assim a juventude, instigando a construção de perspectivas a partir de princípios e valores de vida e de se reconhecer enquanto agente transformador da sociedade desde suas ações, desde seu espaço.

 

A AEC-TEA tem como missão construir um movimento de cidadãos/ãs, artistas e educadores/as que lutam para difundir a educação e a cultura na sua comunidade e assegurar um mundo mais justo, sustentável e igualitário. É norteado pelos ideais de um mundo melhor, que as atividades realizadas são fundamentalmente coordenadas por jovens da comunidade: Artes Cênicas – com curso de teatro para crianças e jovens. Tendo inclusive uma Trupe que desenvolve trabalhos na região; Artes Visuais – curso de fotografia para iniciantes, tendo como público alvo os jovens. Com um plano de curso direcionado a enxergar a realidade com outro olhar, o olhar crítico. Inclusive foi publicado um livro inédito de fotografia, sobre o cotidiano de Capim Grosso e região.

 

O corpo diretivo da Associação, bem como os agentes envolvidos nos projetos na condição de coordenadores e ou educadores são em sua maioria jovens da comunidade que se envou como educandos, tem sido um princípio pedagógico envolver os sujeitos locais em atividades práticas AEC-TEA.

bottom of page